Já refletiu sobre quais são os significados dos números que aparecem na Bíblia? Neste artigo falaremos um pouco sobre os números mais frequentes na Bíblia e quais os seus significados.
A Numerologia Bíblica é o campo da Numerologia que estuda os significados e simbolismos dos números presentes e que mais se repetem nas escrituras bíblicas.
Para saber quais são os números que mais aparecem na Bíblia e os seus significados simbólicos, continue a leitura deste artigo.
A Numerologia Bíblica e o sagrado
A Numerologia Bíblica, primordialmente, é o campo que estuda os números que são apresentados de forma constante na Bíblia. Além disso, busca compreendê-los e expor significados simbólicos destes números para a história sagrada.
Não há, ainda, comprovação específica que os números apresentem significados reais dentro das passagens bíblicas. Esta questão ainda é muito debatida para os estudiosos da área. Aliás, há muito mistério em torno da Bíblia.
Apesar de não existirem pontuações claras dos simbolismos por trás dos números repetidos na Bíblia, a Numerologia demonstra que existe sim a importância de entender a repetição de determinados números ao longo do Texto Sagrado.
Nos tópicos a seguir serão expostos os números que mais se repetem na Bíblia, suas simbologias, as passagens em que aparecem e quais são os significados destes números do ponto de vista da Numerologia.
Símbolo da unidade de Deus - número 1
Ao decorrer de toda a Bíblia, o número 1 é utilizado como o símbolo para enfatizar que Deus é um só, sendo este o único diante dos homens a quem se deve curvar.
A representatividade do número 1 expõe a singularidade entre Deus e Satanás, assim como o bem é um, o mal também é um.
Deus como unidade enfatiza-se, logo, no primeiro mandamento, quando expõe Deus como único para ser adorado.
O início de tudo - número 1 de acordo com a Numerologia
O número 1 simboliza o início. Representa a determinação para com determinado objetivo.
Muitas vezes, representa o surgimento de um novo ciclo na vida. É capaz de transformar a realidade e retirar os obstáculos do caminho para que tudo comece de forma harmônica.
Número da criação - número 4
Para a Numerologia Bíblica o 4 é conhecido como o número da criação. Lembre-se que são quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) e quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste).
Na Bíblia, este número aparece nos seguintes momentos: existem quatro grandes profetas, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; são quatro cavaleiros do apocalipse; o sinal da cruz apresenta quatro pontos; apresentam-se também quatro anjos para defender a Terra.
A estabilidade - o número 4 de acordo com a Numerologia
O número 4 demonstra força e estabilidade. Atente-se para a forma do número 4 que é composta de traços firmes e diretos. Isso ilustra a firmeza, estabilidade e praticidade.
Este número traz o aviso da consciência, ele representa a cautela na hora da tomada de decisões.
Número da imperfeição - número 6
Dentro da Bíblia o número 6 apresenta dois significados, pois é considerado tanto como o número da imperfeição quanto como o número do homem.
Sabe o motivo de ser chamado de número do homem? O homem foi criado no sexto dia durante os sete dias da criação. E, assim como Deus, o homem trabalha seis dias e utiliza o sétimo dia para descansar.
No Apocalipse o 6 ficou marcado como número da imperfeição, pois aponta-se a sequência numérica 666 como o número do anticristo. O 666 é o contrário do Espírito Santo, ou seja, a antítese de Deus.
Zelo pela família - número 6 de acordo com a Numerologia
O número 6 representa a estabilidade e a necessidade da harmonia dentro do ambiente familiar. Assim como no sexto dia Deus criou o homem, ele também estabeleceu no mesmo dia a família.
Este número simboliza ternura e responsabilidade, sendo muito importante dentro dos ambientes familiares, pois traz o equilíbrio para a construção da proximidade entre os entes familiares.
A conclusão - número 7
O sete é um dos números que mais se repetem na Bíblia e este pode representar tanto a conclusão quanto a perfeição. Apresenta-se como o número de Deus, aquele que é único e perfeito.
Já no princípio o 7 é um número sagrado, pois Deus estabelece o período de 7 dias como a semana da criação, e assim temos este período de 7 dias contado até hoje no calendário, sendo o único período estabelecido não por um fenômeno astronômico como o dia, os meses e os anos, mas como um período criado por intervenção divina.
É interessante expor que os número 7 e 14, comumente, aparecem juntos. Dentro do Apocalipse Deus é apresentado como o que possui 7 espíritos em Apocalipse 1:4.
Existem muitas passagens em que se encontra o número 7, são elas: Noé foi ordenado a levar 7 pares de cada espécie para a Arca; os israelitas foram levados por Josué 7 vezes ao redor de Jericó; no milagre da multiplicação os discípulos de Jesus pegaram 7 cestos para alimentar a multidão - realizado com 7 pães.
Evolução espiritual - o número 7 de acordo com a Numerologia
O número 7 simboliza dentro da Numerologia a evolução espiritual, mas não liga-se diretamente a questões religiosas. E sim, a destinar os indivíduos a sua real missão na Terra.
Como o sete é o número da espiritualidade, ele traz o encorajamento necessário para construir o equilíbrio entre o material e o espiritual.
Totalidade - número 12
A Numerologia Bíblica considera o doze como o número da totalidade. Existem muitas referências ao número 12 dentro da Bíblia.
Existem 12 tribos em Israel e Jesus possui 12 discípulos. No Antigo Testamento Daniel, profeta, possui 12 capítulos. Em uma das passagens, Daniel diz que bem-aventurado é aquele que consegue chegar ao fim dos 1.335 dias, quando simplificado este número resulta em doze (1 + 3 + 3 + 5 = 12).
É interessante também a presença de múltiplos do número doze. A cidade de Nova Jerusalém possui 144 côvados e 12 tribos.
Propósito de vida divina - o número 12 de acordo com a Numerologia
O número 12 simboliza a necessidade de se concentrar na missão da alma. Este número relaciona-se diretamente com a sabedoria e força interior. É uma composição numérica poderosa, pois estimula a deixar hábitos negativos para trás.
Além do mais, também representa a chegada de grandes mudanças. É um número que impacta a visão do indivíduo diante do ambiente que vive, deixando-o com vontade de harmonizar o ambiente - questão estética da casa. Consequentemente, também irá almejar a ter uma atmosfera familiar guiada pela paz e harmonia.
Realização, julgamento e provação - número 40
Dentro da Bíblia o número 40 significa a realização, a provação e o julgamento, mas também denota conclusão, assim como o número 7. Um ponto muito interessante é que este número aparece mais de 140 vezes ao longo de toda a Bíblia.
Vamos aos acontecimentos em torno do número 40, aqui iremos destacar os principais, são eles: Moisés residiu no monte pelo período de quarenta dias; os filhos de Israel comeram maná por 40 anos até que entrassem na terra de Canaã; enquanto era tentado por Satanás, Jesus Cristo jejuou durante quarenta dias para a busca de orientação divina; durante o dilúvio de Noé choveu por 40 dias e 40 noites; o tempo da quaresma é de quarenta dias.
Dessa forma, pode-se compreender que o número 40 dentro da Bíblia significa o tempo necessário para construir a preparação até determinado acontecimento que deve ocorrer na vida do indivíduo, a fim de que passe por provações e conclua a sua evolução espiritual.
Força divina - número 40 de acordo com a Numerologia
O número 40 vibra esperança, fé e otimismo. Ele é o auxílio em momentos de tomadas de decisões, principalmente, quando o indivíduo possui muitas dúvidas e descrenças. Comumente, o número 40 representa o encorajamento das forças divinas para guiar pessoas que estão em momentos de desmotivação.
Este número auxilia na recuperação da força interior. Por ser muito poderoso, o número 40 representa desafios e decisões que precisam ocorrer para que se alcance transformações necessárias na vida.
Não é um número recorrente só na Bíblia. Saiba que há muitas curiosidades em torno do número quarenta, pois denota muitos significados e misticismos quando trata-se de religiosidade e espiritualidade.
Ao redor do mundo, o 40 representa simbolismos mágicos. Acredita-se que os mortos vagueiam em torno de quarenta dias até, finalmente, conseguir atingir a vida após a morte. Misturas feitas a partir de elementos naturais, normalmente utilizadas por curandeiras, obtêm o poder da cura, somente, após quarenta dias.